quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Campos oferece vacina gratuita contra catapora

Crianças de Campos podem ser imunizadas contra varicela (catapora) na rede pública.
  Desde março deste ano, a Secretaria de Saúde oferece a vacina para os pequenos que tem a partir de um ano e seis meses e menos de três anos, em dose única.

Campos é a única cidade do país que tem a vacina, que, na rede particular, custa cerca de R$ 150. O Programa Nacional de Imunização não oferece vacina contra catapora.

Os interessados devem procurar a sala 5 da Secretaria de Saúde, na rua Gil de Góes, Centro. O secretário de Saúde de Campos, o médico Francisco Arthur Oliveira, o Chicão, explica que o final do inverno e começo da primavera é um período propício para o aumento do número de casos de catapora, devido à mudança climática e a aglomeração. Segundo ele, a doença é altamente infectocontagiosa e mais de 90% dos contatos são suscetíveis à infecção.

“A catapora não afeta só as crianças, mas também os adultos. A febre é um dos primeiros sinais de que algo está errado, além das vesículas cutâneas (bolhas na pele) e a falta de apetite. Os pais devem logo adotar as providências, procurando um médico e evitando que haja contaminação”, alertou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário