sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Secretaria de Saúde de SJB abre inscrição para Cuidador de Idoso

As inscrições começam nesta sexta-feira (30 de agosto) e acontecem nas salas 01 e 07, da Policlínica, no Centro de São João da Barra.

A secretaria de Saúde de São João da Barra abriu vagas para o primeiro Curso de Formação de Cuidadores Informais de Idosos.

As inscrições acontecem nas salas 01 e 07, da Policlínica, no Centro, e começam nesta sexta-feira (30 de agosto), seguindo até o dia 13 de setembro, das 9h às 16h. O curso tem duração de três meses e faz parte do Programa Saúde do Idoso. No dia 14, nas dependências do Grupo da Terceira Idade Maria Júlia de Aquino, será ministrada a primeira aula.

A coordenadora do programa, geriatra Shirley da Silva Barreto de Lao, vai  capacitar os interessados em atuar em casas de repouso, clubes da terceira idade, acompanhamento domiciliar e/ou Home Care. “Com a capacitação de pessoas que trabalham de maneira informal, teremos mais qualidade de vida para os nossos idosos e é por esta razão que vamos ministrar o curso. Serão dois meses de aulas teóricas e um mês de aulas práticas”, disse.

O curso tem como público alvo a sociedade civil, profissionais de saúde, de educação e assistentes sociais. Para fazer a inscrição é necessário ter mais de 18 anos e apresentar a seguinte documentação: identidade, CPF, comprovante de residência, título de eleitor e comprovante de escolaridade. Toda a documentação deve ser apresentada em original e cópia.   

De acordo com a Drа Shirley, para ser cuidador de idosos é importante que as pessoas tenham acima de tudo responsabilidade e amor ao próximo. “A pessoa tem que ser capaz de zelar pela saúde e bem estar da pessoa assistida, pelos cuidados básicos diários (alimentação, higiene pessoal, lazer e socialização), pela segurança física e mental do idoso, pela supervisão na administração das medicações prescritas pelo médico, além de acompanhar e apoiar o idoso em suas atividades cotidianas”, concluiu.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário