quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Telefones celulares do RJ, ES e SP adotam nono dígito

A partir do dia 27 de outubro, todos os telefones celulares dos estados do Rio e do Espírito Santo terão o dígito 9
acrescido ao início dos números, a exemplo do que ocorre na capital paulista e arredores. Os demais celulares do interior de São Paulo (DDDs 12 a 19) serão alterados a partir de 25 de agosto.

As medidas, tomadas para atender à demanda crescente pelo serviço, não se aplicam a serviços móveis especializados de rádio iniciados com os dígitos 77 e 78. De acordo com o coordenador de Numeração da Anatel, Afonso Feijó, a capacidade do sistema com oito dígitos permite 37 milhões de acessos ao serviço móvel para cada DDD.

A capital paulista e algumas localidades próximas que usam o DDD 11 adotaram o nono dígito em julho do ano passado. Segundo a Anatel, não houve grandes complicações para os usuários se adequarem ao novo padrão. Para evitar transtorno, as chamadas feitas com oito dígitos serão completadas normalmente até o dia três de setembro, no caso das ligações para celulares de São Paulo; e até cinco de novembro, no caso do Rio e Espírito Santo. A partir dessas datas, uma mensagem orientará o usuário sobre a mudança.

A previsão é que os celulares de todo país estejam padronizados com nove dígitos até o final de 2016, com a entrada dos estados das regiões Sul e Centro-Oeste, além do Acre e Tocantins. Os demais estados da Região Norte terão o nono dígito acrescido até o final de 2014; e os do Nordeste, além de Minas Gerais, até o final de 2015.
Redação/ABr

Nenhum comentário:

Postar um comentário