terça-feira, 17 de setembro de 2013

Quissamã vai participar do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias

O Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias acontece todo terceiro sábado de setembro, desde 1986.
Em Quissamã, as atividades vão acontecer neste sábado (21/09), quando também é lembrado no Brasil, o Dia da Árvore. Assim, as atividades fazem parte do calendário escolar.
Estarão envolvidos na ação, que terá início às 8h, na Praia do Visgueiro, a secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos, demais secretarias que compõem o governo municipal, Instituto Federal Fluminense (IFF), alunos do 2º segmento da rede pública, pescadores, comerciantes e moradores da localidade. O evento tem incentivo do Instituto Chico Mendes e faz parte da Coordenação Estadual da Fiocruz. 
Responsável pela coordenação local, Maria Eunice Azeredo, revela que o encontro irá além visitação. “Temos um cronograma de ações. Precisamos classificar o lixo, rastrear a origem, encontrar soluções para a questão e enviar os relatórios para a Friocruz”, avaliou, Maria Eunice. 
Desde 1986, a data mobiliza voluntários em 125 países em defesa dos rios e praias. Este ano, o evento deverá contar com 30 mil voluntários em todo o país. Em 2012, 15 mil voluntários recolheram mais de 30 toneladas de lixo em 20 estados brasileiros. 
No Rio, postos de coleta serão instalados nas praias da Urca, na Zona Sul, e Barra da Tijuca, na Zona Oeste. Também haverá postos em Quissamã, Araruama, Arraial do Cabo, Barra de São João, Búzios, Cabo Frio, Itaguaí, Maricá e Saquarema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário