sábado, 5 de outubro de 2013

Historiador lança livro online sobre a história de Conceição de Macabu

Município era o 5º Distrito de Macaé até 1891, quando ocorreu a primeira emancipação.

O livro “Conceição de Macabu – das origens até a segunda emancipação” será lançado na versão online até o final de outubro. São 310 páginas que contam com detalhes a história do município e expõem descobertas desde as origens indígenas.

Segundo o historiador e organizador da obra, Marcelo Abreu, Macabu era o 5º Distrito de Macaé até 1891, quando ocorreu a primeira emancipação. Por uma rixa política, o governador substituto do Rio de Janeiro anulou a emancipação da cidade, ocorrendo a segunda e definitiva emancipação em 1952, ou seja, 60 anos depois.

“São quase 20 anos de pesquisas, para buscar centenas de livros, entrevistas, consultar arquivos públicos, a biblioteca nacional e ter acesso a documentos originais como carta de alforria. Já escrevo sobre Macabu desde 1994, ao herdar o trabalho do meu avô, que foi um grande pesquisador, mas nunca publicou um livro. De lá pra cá, foram cinco livros publicados sobre a cidade, outro regional e um dicionário de topônimos, em que explicam as nomenclaturas de bairros e cidades”, disse.

A obra contou também com a participação dos escritores-pesquisadores, Aristides Soffiati (cuidou das paisagens e povos originais), Marcelo Abreu Gomes, (povoamento, a formação freguesia e as duas emancipações), Carlos Marchi (Motta Coqueiro e suas lições - a última pena de morte do Brasil) e Tarcísio Bastos (a História por dentro do nosso brasão de armas).

O historiador Marcelo Abreu também trabalha para compor as páginas do livro “Memória de Conceição de Macabu”, com os relatos de quem sente a saudade do tempo que viveu na terra. Também está para ser lançada a obra “Imagens de Conceição de Macabu”, até o começo de janeiro de 2014.    

Quem quiser encomendar estes recortes da história, basta entrar em contato com Marcelo Abreu, por meio do telefone: (22) 9998-6890.

Nenhum comentário:

Postar um comentário