terça-feira, 26 de novembro de 2013

Menor burocracia para o aproveitamento de cursos para a 1ª habilitação

Com o intuito de dar maior celeridade ao candidato a motorista que não consegue concluir o processo de primeira habilitação no prazo de 12 meses
, o Detran anunciou que a partir desta quarta-feira (27/11), todos os procedimentos sobre o aproveitamento de cursos estarão informatizados, não sendo mais necessário, que o candidato realize a abertura de processo administrativo na sede do Detran, o que inclusive acarretava em longas filas e esperas.
Em nota, o Detran destaca ainda que que somente terá direito ao serviço o candidato que tiver o formulário Renach (Registro Nacional de Carteira de Habilitação) encerrado, com a data de inclusão maior do que 12 meses e menor do que 24 meses. Com isso, ele poderá utilizar os exames médicos já realizados, além de aproveitar as horas de aulas teóricas do curso já concluído.
Assim sendo, caso o candidato não consiga concluir o processo de primeira habilitação no prazo de 12 meses, conforme Portarias do Denatran nº 15/2005 e nº 429/2011 e § 3º do art. 2º da Resolução 168, ele poderá agendar o serviço através do teleatendimento ou do site do Departamento (www.detran.rj.gov.br), informando o número do Renach encerrado. 
O próximo passo após o agendamento será comparecer em qualquer posto do Detran, com o Duda de primeira habilitação pago, a fim de requerer um novo número de Renach.
Depois de feito todo esse procedimento, começará a contar um novo prazo de 12 meses para o processo de habilitação, já com o novo número do Renach, com o candidato podendo escolher a auto escola de sua preferência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário