segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Balcão de Empregos: emissão de carteira de trabalho informatizada

A partir de 2014, o sistema de emissão de carteira de trabalho no Balcão de Empregos, da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda, vai deixar de ser manual e passar a ser totalmente informatizado,
atendendo a uma orientação do Ministério do Trabalho e Emprego. Nesta sexta-feira (13), o chefe de política de Trabalho e Renda do Ministério do Trabalho, Ricardo Leite, esteve em Campos para treinar os funcionários do Balcão que atuam na emissão do documento.

O objetivo das mudanças é dificultar rasuras e evitar fraudes contra o Seguro-Desemprego, Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e os benefícios previdenciários. “O ponto principal é a segurança do trabalhador. A qualidade do material também é bem superior ao atual. É mais resistente”, observou o representante do Ministério do Trabalho. Ao dar entrada na solicitação da nova carteira de trabalho, o cidadão sai com um protocolo e poderá retirá-la em um prazo de até 15 dias úteis.

Diariamente, são emitidas no Balcão de Empregos entre 100 e 120 carteiras de trabalho, de acordo com informação da chefe de divisão do setor, Cátia Borges. A secretária de Trabalho e Renda, Joilza Rangel, disse que a mudança visa oferecer um trabalho cada vez melhor à população. “Nossa preocupação é sempre melhorar e modernizar o serviço que prestamos à população. Estamos seguindo uma norma do Ministério do Trabalho”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário