sábado, 28 de dezembro de 2013

Cavalhada de Santo Amaro: tradição mantida há 254 anos

A 254ª Cavalhada de Santo Amaro vai acontecer no dia 15 de janeiro, a partir das 14h30, na festa do padroeiro da Baixada Campista.
A tradicional Cavalhada é a mais antiga do Brasil. Vinte e quatro cavaleiros representam a batalha entre mouros, de vermelho, e cristãos, de azul, encenando coreografias com espadas e argolas. 

O evento atrai um grande número de pessoas de cidades da região, além de outros estados, que vêm conferir de perto a manifestação religiosa histórica. Ao final da batalha encenada, os cavaleiros fazem a corrida do abraço e a corrida do lenço branco. Em seguida, eles entram na Igreja de Santo Amaro, e para selar a paz, pedem a bênção ao padre. Desta forma, a Cavalhada, considerada um patrimônio imaterial do município de Campos dos, se mantém fortalecida ano após ano. 

Na Festa de Santo Amaro de 2014, a mestra em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), Gisele da Silva Gonçalves, vai lançar o livro “A Cavalhada de Santo Amaro, Uma Tradição da Baixada Campista”, resultado das pesquisas da moradora do distrito e apaixonada pela história da região. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário