sábado, 7 de dezembro de 2013

Terminal Pesqueiro: Rosinha e Crivella assinam convênio

O objetivo é o desenvolvimento do projeto executivo do Terminal Pesqueiro de Campos a ser instalado no Farol de São Tomé.

A Prefeita Rosinha Garotinho recebeu nesta sexta-feira (06), na sede da Prefeitura, o ministro da Pesca e Aqüicultura, Marcelo Crivella, além de técnicos da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFR-RJ). O ponto alto da reunião foi a assinatura de documento, ponto de partida para elaboração do projeto executivo da construção do Terminal Pesqueiro do Farol-Barra do Furado que, conforme assegurou o ministro, repassará R$ 11 milhões para execução. A prefeita e o ministro falaram sobre a importância da parceria entre os governos para tirar o projeto do papel, esperado há mais de 40 anos pelos pescadores.
O documento foi assinado pela Prefeita Rosinha, pelo Ministro Crivella e pelo engenheiro Orlando Longo, que representou a reitoria da UFR-RJ. Rosinha assinou como testemunha do acordo de cooperação técnica da UFR-RJ com o município, com o governo do Estado e com o governo federal, que participa do projeto através do Ministério da Pesca e Aqüicultura. O ministro recomendou aos técnicos da universidade que tomem o projeto básico do Terminal Pesqueiro, já elaborado pela Prefeitura de Campos e que, inclusive, já obteve a licença ambiental prévia, para dar celeridade ao projeto. “Quero retornar aqui dentro de quatro meses para assinar o convênio de operação do Terminal Pesqueiro”, anunciou Crivella.
Rosinha e Crivela 4Além do ministro e da prefeita, constaram no rol de autoridades o vice-prefeito e secretário de Saúde de Campos, Francisco Arthur de Oliveira, o Doutor Chicão; o secretário de Pesca e Aqüicultura de Campos, Carlos Henrique de Souza; o secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Felipe dos Santos Peixoto; o presidente da Câmara de Vereadores de Campos, Edson Batista; o secretário de Agricultura do Estado, Henrique  Monfort; a superintendência de Pesca do Ministério, Sueli Amaral; o presidente da Colônia de Pesca Z-19 no Farol de São Tomé, Rodolfo Ribeiro; e o presidente da Federação de Pesca do Estado do Rio de Janeiro, José Bonifácio. Presidentes de Colônias de Pesca e de associações de pescadores, secretários e vereadores prestigiaram o ato.
A Prefeita Rosinha declarou que desde que fora governadora sonhava em construir um Terminal Pesqueiro para mudar a realidade do trabalho difícil e arriscado dos pescadores do Farol que, devido à falta de um terminal, há décadas se arriscam na entrada e saída do mar, com barcos puxados por tratores.
- Verificamos a oportunidade de instalar um complexo para também abrigar instalações de apoio à atividade offshore da Bacia de Campos. Cheguei a lançar a pedra fundamental, mas dependia do governo federal que, há época, não teve interesse. Quando assumi a prefeitura, verifiquei que construir um terminal com galpões e prédios não adiantaria, pois seria um paliativo, porque o tamanho dos barcos de pesca atual aumentaram e também o calado dos navios e o projeto teve de ser redimensionado. Quando o ministro Crivella assumiu, me ligou dizendo que estava à minha disposição em Brasília. Estive lá e apresentei o pedido do Terminal como parte do Complexo Logístico Industrial Farol-Barra do Furado para dar dignidade e proporcionar mais valor agregado à atividade da pesca artesanal – disse a Prefeita Rosinha.
O secretário de Desenvolvimento Regional do Estado, Felipe Peixoto e o ministro Crivelam fizeram menção à iniciativa da prefeita. “A Prefeita Rosinha poderia ter reservado uma área para grande empresa da indústria do petróleo, mas reservou e se empenhou até conseguir o projeto para um Terminal, que vai mudar a vida dos pescadores. Quero parabenizar à prefeita, porque este Terminal vai beneficiar pescadores, gerar mais empregos e trazer benefícios para a economia de Campos e de Quissamã”, declarou Felipe Peixoto.
O Ministro Crivella também falou da importância do empreendimento. “Quero dizer que Deus não me deu irmãos, mas me deu a Rosinha como irmã. Vejo nela a síntese da mulher virtuosa, como na minha mãe, na minha mulher e na minha filha. Sua luta pelo Terminal é importante, porque vai proporcionar dignidade e mudança na qualidade de vida dos pescadores do Farol e de Quissamã. Eles terão o gelo e o diesel na ponta do cais, terão a estrutura para preservar o peixe, sem ter que jogar o excesso fora. A estrutura deverá contar com o controle do preço do pescado, para ter o melhor aproveitamento do trabalho”, declarou o ministro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário