quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Uenf é eleita a melhor universidade do estado em avaliação do MEC

Instituição ficou na 12ª colocação em ranking nacional.

Pelo segundo ano consecutivo, a Uenf (Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro)
ficou em primeiro lugar entre as universidades do estado no Índice Geral de Cursos (IGC) do MEC referente a 2012. Em âmbito nacional, a instituição ficou em 12º lugar com pontuação de 3,92, repetindo o desempenho de 2011.

Desde que o IGC foi criado, em 2008, a Uenf sempre figurou entre as 15 melhores universidades do país. Com notas que vão de 1 a 5, o índice é uma compilação de quesitos de graduação e pós-graduação como o desempenho dos alunos no Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes), qualificação do corpo docente e os conceitos atribuídos aos programas pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). No total, 2.171 instituições foram avaliadas.

A Uenf tem 20 anos e para o reitor Silvério Freitas, e o ensino de qualidade é o diferencial da instituição, que tem cerca de cinco mil alunos, orientados por 300 professores, todos com doutorado.

"Ainda somos uma universidade pequena em relação às tradicionais do Rio. O que nos diferencia é a aproximação dos laboratórios de pesquisa entre os alunos de mestrado, doutorado e graduação. O apoio da Faperj no financiamento às pesquisas é fundamental", disse.

As metas futuras incluem a consolidação dos cursos no campus principal, a ampliação da infraestrutura em Macaé e expansão para outras cidades do interior do estado, especialmente do Norte e Noroeste.


O ingresso na graduação da Uenf é feito através do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) para estudantes que tiraram boas notas no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). São 18 cursos de graduação e 14 programas de pós-graduação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário