terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Programação da Educação começará nesta quarta, em Farol

Terá início nesta quarta-feira (22), em Farol de São Thomé, a programação de atividades culturais desenvolvidas na praia campista,
pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (Smece). Das 16h às 18h, acontecerá na Aldeia do Sol, um festival de jogos de tabuleiro e jogos tradicionais, que integra o projeto Verão Itinerante. Às 20h terá início um lual na Tenda Cultural, com o show do músico Matheus Nicolau, abrindo o projeto Lual da Educação. Todas as atividades são gratuitas.

A temática das atividades desta quarta-feira, do Verão Itinerante, será “Escola, família e educação”. Os jogos de tabuleiro que farão parte do festival são a dama e o dominó, e os jogos tradicionais são o pique-bandeira e o câmbio. Neste projeto, o Caminhão Viajando com as Artes dará todo o suporte logístico para a realização das atividades, assim como os instrutores da Gerência de Bandas e Fanfarras da Smece.

Os projetos Verão Itinerante e Lual da Educação integram um conjunto de três iniciativas realizadas pela Smece durante o Verão da Família 2014, em Farol. O outro projeto é o Carnafanfarra, formado por 150 músicos de bandas e fanfarras da Smece, que farão uma apresentação no dia 27 de fevereiro, tocando marchinhas de Carnaval e finalizando a série de atividades da Smece na praia campista. A festa do Carnafanfarra começará na Tenda Cultural e terminará no Clube Náutico. Os músicos que se apresentarão no Carnafanfarra vêm ensaiando diariamente para o evento.

As atividades do Verão Itinerante e os luais do projeto Lual da Educação acontecerão sempre às quartas-feiras. As intervenções do Verão Itinerante serão realizadas em locais distintos de Farol: em Aldeia do Sol, Xexé, Rádio Velho e Dona Xepa. Este projeto envolve, além de “Escola, família e educação”, as temáticas: “Meio Ambiente e Saúde”, “Ética”, “Trabalho e consumo” e “Pluralidade Cultural”. Verão Itinerante promoverá caminhadas de conscientização ambiental, festival de paródias, esquete teatral, festival de jogos de tabuleiro e jogos tradicionais, quiz de perguntas sobre temáticas específicas, e outras atividades.

O projeto Lual da Educação será composto por shows musicais com entrada franca e indicados para todas as idades. No dia 29 de janeiro, o show será com Renato Braga; no dia 5 de fevereiro, a festa ficará por conta do músico Paulo Júnior; e no dia 12 de fevereiro, o lual será com Mulher Íria. O último lual acontecerá no dia 19 de fevereiro, com um show do grupo Cidade Negra. Todos os shows serão realizados na Tenda Cultural.

- A gente quer colocar o foco na cultura, mesmo. A ideia é desenvolver atividades culturais nas linguagens da música, dança, teatro, artes plásticas e através de jogos - comenta a gerente de Animação Cultural da Smece, Eliana Carneiro. Verão Itinerante, Lual da Educação e Carnafanfarra são assinados pela Animação Cultural e pelas gerências de Bandas e Fanfarras e de Educação Física da Smece. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário