sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Hemocentro de Campos precisa de doações com urgência

O estoque do Hemocentro Regional de Campos está muito abaixo do ideal e com isso, cirurgias agendadas estão sendo remarcadas. Com uma demanda maior do que o número de doações, a situação está crítica.


A assistente social do Hemocentro, Rosangela Frauches, diz que a unidade só está conseguindo atender às urgências e emergências. “A população de Campos cresceu muito nos últimos anos. O número de procedimentos cirúrgicos também aumentou consideravelmente, mas infelizmente as doações não estão crescendo na mesma proporção”, afirma a assistente social.  

O Banco de Sangue, que normalmente, registra uma média de 40 doadores por dia, tem recebido cerca de 20 doadores/dia. O Hemocentro precisa de no mínimo, 70 doações diárias para manter seu estoque equilibrado. 

Podem doar, jovens e adultos de 16 até 67 anos. Doadores com 16 e 17 anos devem preencher formulário próprio fornecido pelo Hemocentro Regional de Campos, com o consentimento formal do responsável legal para cada doação, e com cópia da identidade oficial do responsável anexada. Candidatos com idade superior a 60 anos só poderão doar se realizaram doações de sangue anteriormente.

Para doar, também é preciso levar um documento original de identidade com foto, ter peso superior a 50 Kg, não estar em jejum e não ter ingerido alimentos gordurosos nas últimas três horas. Além das doações na sede do Hemocentro, que funciona diariamente das 7h às 18h, instituições públicas, empresas, comunidades e municípios podem colaborar com o Banco de Sangue por meio da Unidade de Coleta Móvel, ligando para o telefone 0800 28 20 250.

Nenhum comentário:

Postar um comentário