terça-feira, 23 de setembro de 2014

Farol: monumento histórico completa 132 anos

Há 132 anos, era inaugurado em Campos o Farol de São Thomé, instrumento de sinalização que indica a existência de algum perigo no mar e que, também, orienta os navegantes quanto à localização da terra.
O monumento foi construído por uma firma francesa no ano de 1877, mas só  inaugurado em 29 de julho de 1882, em comemoração ao aniversário da princesa Isabel. Anos depois, a mesma firma construiu a Torre Eiffel, em Paris. Informações de atrativos como este podem ser encontrados, também, no Portal do Turismo de Campos, que completou dois anos.
Ele é um dos faróis que compõem a costa do Brasil e está instalado em uma área da Marinha. “A praia do Farol é rica em atrativos naturais, monumentos e história”, disse a diretora de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ana Néri Alvarenga.
O Farol tem 45 metros de altura e 216 degraus. É feito de um ferro especial que resiste à ferrugem, razão pela qual ainda se encontra em tão bom estado de conservação, do contrário a maresia já o teria destruído. A lanterna era cercada de vidraça de cristal e equipada com lente de cristal na espessura de 3 centímetros com lâmpada de 1000 watts e emitia 8 faixas de luz que giravam em forma de leque e alcançavam 25 milhas (mais ou menos 46 km).
Durante a segunda guerra mundial, essa área serviu para aterrissagem de helicópteros para abastecimento, quando viajavam às costas da região.
No ano de 1967, houve um incêndio na lanterna, o farol foi então substituído por outro de categoria inferior e seu alcance ficou reduzido a 19 milhas (mais ou menos 35 km). Na época de sua inauguração, funcionava a querosene, atualmente funciona com energia comercial, mas possui 2 geradores para o caso de falta daquela e ainda funciona a querosene como originalmente,se preciso. Ele acende de acordo com horário do por do sol e faz a volta completa em 68 segundos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário