quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Maravilhas Gastronômicas: Chuvisco vence

O chuvisco de Campos foi o vencedor do Prêmio Maravilhas Gastronômicas do Estado do Rio de Janeiro na categoria Doces e Compotas. A premiação aconteceu nesta segunda-feira (08) no Rio de Janeiro.
O chuvisco é considerado Patrimônio Cultural e Imaterial do Município desde 2011 pelo Conselho de Preservação do Patrimônio Municipal (Coppam).
Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Wainer Teixeira, Campos se empenhou em votar no chuvisco e convocou a população para fazer o mesmo. “Foram dois meses de intenso envolvimento das escolas, dos alunos, das universidades, da população em geral. A secretaria não perdeu nenhuma oportunidade. Um prêmio importante para valorizar, ainda mais, nossa cultura”, disse o secretário.
A escolha aconteceu em duas etapas. A primeira consistiu na lista dos pré-finalistas, com 91 produtos indicados pela comissão organizadora e pelos consultores e organizadores. A segunda abriu inscrições para novos produtos que passaram pela rigorosa avaliação de especialistas e se chegou a 106 concorrentes. “Campos levou a goiabada e o chuvisco, duas iguarias que representam bem o nosso município”, informa o secretário, lembrando que a gastronomia também é um atrativo econômico e turístico do município.
O Projeto Maravilhas foi criado pelo conceituado jornalista Chico Júnior (autor de vários livros sobre gastronomia), para dar maior visibilidade aos tesouros culinários fluminenses.
O objetivo do prêmio é fortalecer a identidade cultural e a economia fluminenses. A edição do prêmio compilou 106 produtos distribuídos em 10 categorias: água; cachaças; café; cervejas; conservas e patês; doces e compotas; laticínios; mel; queijos e da terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário