domingo, 3 de maio de 2015

Vacina contra a gripe disponível a partir desta segunda-feira (4)

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe Influenza 2015 terá início nesta segunda-feira (4), e prossegue até o dia 22 de maio.
O Dia D está marcado para sábado (9). O objetivo, segundo o ministro da Saúde, Arthur Chioro, é reduzir as complicações, internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza.

Devem ser vacinadas crianças com mais de seis meses e menos de cinco anos de idade, idosos, trabalhadores em saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas – mulheres até 45 dias após o parto –  presos e funcionários do sistema prisional. É importante levar aos postos de saúde o cartão de vacinação e um documento de identificação.

Em Campos, a expectativa é vacinar aproximadamente 116 mil pessoas. Segundo o diretor de Vigilância em Saúde, Charbell Kury, a meta é imunizar pelo menos 80% de cada um dos grupos prioritários para a vacinação. “A vacina é contraindicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores, bem como a qualquer componente da vacina ou alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados”, afirmou.

A população acamada poderá agendar a vacinação pelos telefones 27261378, 27332820 e 27220805 ou na Direção de Vigilância em Saúde, na sede da Secretaria de Saúde de Campos.

A vacina foi adquirida em parceria com o Instituto Butantan e um laboratório privado. Foram investidos R$ 487,6 milhões na aquisição das doses para a campanha deste ano. O sábado, dia 9 de maio, será a data de mobilização nacional. Os postos de saúde ficarão abertos para facilitar o acesso dos que não conseguem se dirigir às unidades em dias de semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário